BELEZA,  CABELO

TUDO SOBRE SHAMPOO SÓLIDO

Você já ouviu falar de Shampoo Sólido? Eles são na maioria das vezes pequenos, cabem na palma da sua mão, são ecológicos não possuem embalagem, economizam espaço no seu box do banheiro e podem ser a solução pra você que quer deixar de usar sulfato na cabeleira.

O meu primeiro contato com esse termo Xampu ou Shampoo Sólido foi com o Morte Súbita da Lola Cosmetics, já falei aqui que sou lolete de carteirinha né?! Pois bem, voltando ao assunto, me surpreendi com a textura em pasta dele, totalmente diferente dos convencionais, porém ele não é um produto para uso diário por ser esfoliante, foi aí que resolvi pesquisar mais sobre o termo Shampoo Sólido e encontrei uma variedade de marcas que fabricam os xampus de forma limpa, natural e vegana sem o uso de sulfatos ou qualquer agente limpante, apenas com a saponificação de óleos vegetais. Fiquei louca pra testar as diferentes tipos e trouxe um cadinho de cada pra vocês, com dicas de como usar, benefícios e como conservar sua barrinha de puro amor. Estão prontos?

 

História:

Lavar os cabelos com sabão em barra e naturais vem ganhando muitos adeptos e aparentemente parece que esse hábito é recente mas não é, porque antes das pessoas lavarem o cabelo com os xampus que já conhecemos, as pessoas usam o sabonete em barra. Embora ninguém saiba exatamente como o sabonete fora criado, existe várias especulações sobre o mesmo, conhecidos há milhares de anos, segundo o site Pionner Thinking diz que as primeiras evidências de materiais parecidos com sabão remontaram a 2800 aC – onde foram encontrados com cilindros de barros durante a escavação da antiga babilônia. As barras de sabões são feitas de iguarias como flores, ervas e espuma proveniente da saponificação de óleos:


Aproximadamente 2200 aC, inscrições em fórmulas de sabão foram escritas no barro dizendo que as gorduras eram fervidas com cinzas, que são uma maneira de fazer sabão, mas não havia referência ao propósito do sabão.


Em 1978 ele ganhou o nome de Shampoo Sólido por causa da Lush, marca mundialmente conhecida por produzir produtos veganos, embora o sabonete produzido pela marca tenha sulfato.

Mas o que é esse tal de Shampoo sólido?

Nada mais é do que um sabonete em barra natural que usamos para lavar o cabelo, afinal o seu couro cabeludo também faz parte do corpo né? Ou seja uma simples barrinha que você pode se lavar dos pés a cabeça!

Posso usar qualquer sabonete então?

Não! O que você pode usar é um sabonete natural que de preferência seja feito com a saponificação de óleos (quando a gordura é cozida) – os sabonete que encontramos nas gôndolas de supermercados, farmácias e perfumarias não fazem bem para pele nem para o cabelo por retirarem demais a gordura. Já o sabonete natural limpa delicadamente sem remover a gordura natural e equilibram a produção do sebo.

Já contei aqui que sou adepta do Low Poo e pasmem! O Shampoo Sólido é perfeito para quem faz o Low Poo ou simplesmente quer começar a fazer a técnica mas está insegura para o processo de desapego do sulfato e para que a transição para a técnica seja mais tranquila o shampoo sólido/ sabonete natural em barra ajuda muito. Ele é perfeito para o Low Poo justamente por limpar delicadamente o couro cabeludo ( porém a sensação de limpeza é bem grande), equilibrando a produção do sebo como disse ali em cima e também trata de forma natural, é terapêutico.


Lembrete: Se você faz uso de silicones insolúveis o Shampoo sólido não vai limpar adequadamente. 


A transição do Xampu com sulfato para o Shampoo Sólido pode ser um pouco complicado no início, é o mesmo processo quando mudamos para o xampu com pouco sulfato, não faz muita espuma, mas tem sempre que lembrar que o cabelo está se desintoxicando, então é bem comum que ele ficou um pouco seco.

Para que você use um sabonete natural para o corpo e para o cabelo é importante prestar atenção nos componentes, busque aqueles ingredientes que sejam adequados para o seu tipo de cabelo ou necessidade – tônicos, óleos vegetais, óleos essenciais, extratos, manteigas (são super hidratantes) e por aí vai… Teste a vontade sem medo, até encontrar a sua barrinha favorita.

Como usar o Shampoo Sólido:

Primeiramente você deve molhar o cabelo e desembaraçar;

Agora existe duas formas de você aplicar o shampoo sólido:

  • Esfregar a barra na palma da mão e passar no couro cabeludo
  • Esfregar a barra diretamente no couro cabeludo

Enxaguar.

Como conservar:

Aposto que quando você leu ali em cima que o shampoo sólido não passa de um sabonete em barra, já imaginou aquela cena do sabonete derretendo no seu banheiro né? Hahaha. Fique tranquila, existe algumas formas de você conservar as suas barrinhas de amor, para que você usufruir dessa maravilha por mais tempo.

A primeira delas é cortar sua barrinha, pode ser ao meio dependendo do tamanho dela, as que são de formato retangular corto em 4.

Os pedaços que você não vai utilizar, guarde na própria embalagem que vieram, ou coloque em uma caixinha ou potinho, mantenha em um lugar longe da umidade e do calor – assim não vão derreter.

Para conservar o pedacinho que você escolheu usar, é legal colocar em um local em que não fique em contato constante com a água, porque é importante que a barrinha seque entre um banho e outro. O ideal é uma saboneteira vazada, ou o que eu costumo fazer é utilizar um pedacinho de esponja natural e colocá-lo em cima.

 

 

DICA EXTRA: Sobrou só um pedacinho da sua barrinha, não jogue fora, grude-a na sua esponja e se joga!

Onde encontrar:

Lola Cosmétics: Shampoo esfoliante sólido Morte Súbita ( é uma pasta vegana mas não é natural, coloquei aqui porque foi o primeiro que utilizei e encontra e várias perfumarias ). Lojas online: Dermabox  – Meu Cabelo Natural – Lojas físicas Baixada Santista: Rosa de Saron , Della Cosméticos.

Karina Saboaria – Ela faz vários produtos conforme suas necessidades, sempre personalizado – foi um dos que mais amei. Ah! Faz condicionado sólido também.

Fefa Pimenta: Nunca utilizei deles, porém vejo muita gente indicando.

Relax Cosméticos Naturais: Conheci o shampoo sólido através de uma assinatura de caixas.

Unevie Cosméticos: Gostei bastante foi uns dos primeiros que comprei depois do morte súbita, comprei na Meu Cabelo Natural.

Samauma Biocosmeticos: Conheci a pouco tempo, é aqui de Santos, indicação da Carol do blog Carol Souza.

Tem muitas outras lojas e pequenos produtores independentes que fazem Shampoo Sólido, assim como uma variedade de cosméticos naturais, só procurar direitinho e o que mais convém com sua necessidade. 

Espero de coração que tenham gostado da pauta, deixe nos comentários o que acharam e se querem mais assuntos como esse, tentei trazer o máximo de informações que eu descobri por aí. 

Um grande beijo, e até o próximo post!

Deixe uma resposta

Comments on Facebook